terça-feira, 10 de agosto de 2010

Humberto Barbosa Mendes, Humberto de Maracanã

 
Humberto de Maracanã
Eu, Humberto e Deisy no São João de 2007


“Palmeiras balançam no Maracanã. O maracá de prata do Guriatã comanda o Batalhão de Ouro. No encalço do boi, a comunidade pulsa no sotaque da matraca. “


Quando vou pro Maranhão vou para assistir ao Boi de Maracanã.
Claro que vejo todas as brincadeiras e tento assistir a maior parte da festa, mas aos poucos fui afunilando o que gosto e não só a brincadeira, mas as pessoas que estão nela, passam a fazer parte da viagem ao Maranhão e sua encantaria, de uma viagem maior.



Boi de 2009, lindo, lindo!


“Maracanã é bairro da zona rural de São Luís que mantém viva (e crescente) a tradição do bumba-meu-boi de matraca – ou sotaque da ilha.”

O que me apaixonou no Maracanã foi que eles fazem o auto do Boi todo ano, coisa que está ficando cada vez mais rara. Adoro assistir ao batizado do Boi onde algumas pessoas da comunidade cantam longas ladainhas em latim.





Humberto no batizado do Boi de 2009


Outra paixão é o Guriatã, o cantador do Maracanã...

“Nascido em 1939, Humberto Barbosa Mendes tem o hábito do boi desde menino. Figura emblemática, iniciou-se como compositor e intérprete de toadas aos 12 anos de idade. Aos 34, tornou-se Cantador Humberto do Maracanã. Hoje é reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular e um dos maiores divulgadores da tradição musical maranhense. “




(LEIA  MAIS em  http://www.culturabrasil.com.br/programas/veredas/arquivo-15/vida-de-cantador-humberto-do-maracana-3)



Vídeo da hora de Humberto, visitando com amigos nos lençois Maranhenses, cantando pra lua  e refletindo sobre a beleza do lugar.




Ê lua
Este touro é teu também
importante ilumina ele,
pra não perder pra ninguém.

Ilumina as matas virgens
E as águas verdes do mar
Meu amor também clareia, lua cheia
e da força no meu maracá.

“Isto aqui é que é o meu Brasil, você me despertou uma coisa linda, viu?
qual é o teu Brasil? isto eu vou ter que repetir e muitas coisas: isto aqui é o meu  Brasil [...]  Bumba-boi é o meu Brasil”

-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário