Este blog é uma tradução sonoro e visual da minha dissertação de mestrado, que será defendida na Faculdade de Educação da Unicamp no dia 24 de agosto de 2010.
Pretendia entregar um CD, junto com o texto final, a pedido do professor Guilherme Prado, com alguns dos sons que viajam junto com o texto, já que alguns não são tão habituáis, mas minha filha me sugeriu um blog... bem mais divertido!
Segue o Resumo e o Sumário para que possam ter uma idéia geral do trabalho e os links para baixar a versão que foi usada na defesa. A definitiva estarei postando depois de arrumar as várias dicas oferecidas pela banca.
Todos os arquivos podem ser acessados visualizado ou baixados via google ou pelo 4shared.
É só clicar nos links do sumário!
É só clicar nos links do sumário!
Resumo da dissertação
Glória Pereira da Cunha
Esse trabalho é uma narrativa do que é mais sonoro na educação: a aula. Narrar a aula é narrar experiências do aprender e ensinar. As narrações - minhas e/ou de colegas do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Continuada (GEPEC), Faculdade de Educação, Unicamp – falam ora como o aluno de fomos, ora como o professor que somos. Com as histórias, reflito sobre as tensões da atuação do sujeito professor em espaços diversos, aprendo como é o ensinar em outros lugares e contextos. Ensinar é fazer alguém ver, com os seus olhos maravilhados, algo que o maravilha a ponto de ser tomado pela necessidade de procurar saber mais sobre o que o tocou. Só quem está encantado pode encantar. No meio de tanto reveses, como encontrar o encantamento com a educação? Com as palavras-personagem de Boaventura de Sousa Santos vou em busca das Sonoridades do Sul: as aulas e, com elas, as pedagogias ausentes, as pedagogias emergentes e o trabalho de tradução do professor-intérprete.
__________________________
Sumário: carta de navegação
1. Guarnicê | 1 |
2. LáVai | 9 |
Ressonâncias – opção estética e metodológica | |
3. Licença pro meu batalhão de ouro | 14 |
Memorial de identidade | |
4. Saudação à senhora dona-da-casa | 31 |
Intermezzo I — Sobre Adélia e vídeos
1. Preludiando | 34 |
2. O Primário | 36 |
Confissões de professores: a primeira indisciplina a gente jamais esquece | |
3. A música e o Barcelona, ginásio e colegio | 40 |
Desabafo de mamãe: Villa-Lobos, aquele chato! | |
Déjame que me cuente | |
4. Dilemas Profissionais – duas Pipocas | 40 |
A menina que queria tocar tambor | |
Relato de uma aula | |
5. A Academia, de volta à escola. | 53 |
Samba da aluna doida | |
Quando o futuro chegar me avise: a tecnologia | |
O mail é a mensagem | |
Na época do Cartografia II | |
Diário de Campus (Intermezzo II) | 65 |
1. Apresentação | 78 |
2. Formatando e-Boa | 80 |
Dos olhares nos silêncios | |
Das histórias nos silêncios | |
Dos silêncios na tradução | |
Da encantaria | |
3. Revisão sitiográfica: e-Boa em Redópolis | 96 |
Boaventura e a pesquisa em Educação no Brasil | |
Da obsessão à polêmica e poesia | |
4. Diário de Campo e bate-papo virtual | 108 |
Intermezzo III – Viagens d’olhar às viagens do mar
1. Pajelança | 114 |
2. Quilombola | 122 |
3. Fandangueira | 131 |
4. Pajelanças pelo campus: de volta ao futuro. | 140 |
Intermezzo IV – Polifonia do Silêncio
5º. Movimento: Pipocas Pedagógicas – a produção de 2008 do Grupo de Terça do GEPEC (google) (4shared)
2. GEPEC | 144 |
{ | |
3. Grupo de Terça | 155 |
4. Explosão de escritos: a produção do Grupo de Terça do GEPEC de 2008 | 182 |
Pipocas Pedagógicas: crônicas da hora! | |
Pipoca com e-Boa | |
Princesa de Sedna e a Liga da Justiça | |
Perplexidades do professor |
Intermezzo V – Transcriação
1. Urrou | 216 |
2. Inventário | 222 |
3. Adeus, Morena | 233 |
4. Referências Bibliográficas | 235 |
5. Anexos | 248 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário