Biografia na Wikipédia - (http://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_Kolody)
Seus pais foram imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil. Helena passou parte da infância na cidade de Rio Negro, onde fez o curso primário. Estudou piano, pintura e, aos doze anos, fez seus primeiros versos.
Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima, aos 16 anos de idade, e, aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de escola pública. Lecionou no Instituto de Educação de Curitiba por 23 anos. Helena Kolody, segundo o que consta em seu livro Viagem no Espelho, foi professora da Escola de Professores da cidade de Jacarezinho, onde lecionou por vários anos.
Pioneira dos Haikai
Em 1941 Helena Kolody, com 29 anos de idade, publicava seu primeiro livro, Paisagem Interior, com 45 poemas. Entre os quais três eram haicais e, no meio destes, o mais popular da autora:
Prisão
Puseste a gaiola
Suspensa dum ramo em flor,
Num dia de sol.
Suspensa dum ramo em flor,
Num dia de sol.
Felicidade
Os olhos do amado
Esqueceram-se nos teus,
Perdidos em sonho.
Esqueceram-se nos teus,
Perdidos em sonho.
Leia mais no site CAQUI sobre os haikai e a poesia de Helena http://www.kakinet.com/caqui/kolody.php
e é daí também que retiro as palavras do Leminski sobre ela:
"Nossa padroeira é o poeta mais moderno de Curitiba, de uma modernidade enorme, uma modernidade de quase oitenta anos. Nenhum de nós tem modernidade desse tamanho". E termina: "Tem certas manhãs azuis em Curitiba, mas tão azuis, tão azuis, que eu tenho certeza: Helena Kolódy acordou cedo e olha por todos nós".
-----------------------------------------------------------
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir